quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Palavra por Palavra

Durante a minha prática percebo a dificuldade que os alunos encontram em relacionar as palavras com o seu significado, ou seja, qual palavra expressará o significado daquilo que pretendem dizer.
Daí a escolha da atividade proposta na unidade 17 do TP5 (pág. 40), que aborda um texto de Adriana Falcão sobre a significação das palavras, no qual a autora, de uma forma até poética, "brinca" com as palavras. Os alunos gostaram bastante do texto, confessaram nunca terem pensado nas palavras dessa forma como é colocado pela autora.
Distribui entre os alunos uma folha contendo as seguintes colunas com sugestões:

doces: amargas: tristes: alegres: fúteis:

indispensáveis:

Abaixo de cada uma dessas "sugestões" eles teriam que escrever uma relação de palavras que lhes sugeriam essas "sensações". Eles se empolgaram com a atividade que ao final pediram para comparar as suas respostas com a dos colegas, também apostaram quem tinha conseguido mais.

Tenho certeza que agora eles estendem bem melhor o que quer dizer o "significado" das palavras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário